No fim do ano eu sempre ganho. |
A profissão de professor é, acima de tudo, desafiadora. Você estuda, pesquisa, cria, recria, monta, desmonta, descobre, redescobre...Existe uma infinidade de afazeres que o docente precisa desenvolver e, no final, você foi um péssimo professor. Em contrapartida, há aquele que não planeja nem suas próprias aulas e no término do ano, foi o melhor de todos os tempos. Será que Paulo Freire, Libânio e companhia estavam errados quanto aos critérios de ser professor?
Querendo assumir ou não, os alunos são os grandes avaliadores de nosso desempenho durante todo o ano letivo. Geralmente segue-se a regra e o professor pesquisador é reconhecido por seu trabalho desenvolvido. Mas existem diversos fatores que auxiliam no burlamento dessa importante avaliação de nossos queridos discentes. Muitos estudantes foram formados com os bondosos professores "facilitadores" da aprendizagem - esse termo não é o mesmo citado por Paulo Freire - e necessitam de "bons professores". Não é o caso de um docente pesquisador.
Professor que não exige do aluno; que não disponibiliza atividades desafiadoras; que pula conteúdos considerados mais difíceis; que faz provas do tipo: "o que é isso?"; que contempla-os com notas vindas do além...são os melhores professores. E acredite, o "reconhecimento" é nítido na face dos meninos e meninas.
Para muitos alunos, professor que traz atividades diferentes não é considerado objetivo; se trabalhar questões com conteúdos que já foram vistos, cobrou o que não caía na prova; segue as regras da escola, é um tirano; se trabalhar muito conteúdo é um apressado...Esses são os piores profissionais da humanidade.
Devemos salientar que muitos os alunos nos avaliam sem nenhum tipo de critério, por isso que em muitos casos essas situações tendem a acontecer. Por mais chato que você pareça ser para seu aluno por está tentando seguir os critérios de um bom professor, não desista! "Podemos ser uma única gota no oceano, mas sem essa gotinha ele fica menor".
Seja dinâmico em suas aulas, mas firme em suas ações didáticas. Não deixe que esse sistema maquiavélico devore o brilhante profissional que você é. Não busque reconhecimento dos outros. Se reconheça como ser único e individual e faça valer os conhecimentos e atitudes éticas e morais que você aprendeu enquanto professorando.
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ResponderExcluirMeu caro colega,
ResponderExcluirInfelizmente é o que acontece atualmente na educação. De um ponto de vista bem pessoal, e sou um tanto suspeita para falar, mas amo o campo teórico e todo aquele idealismo sobre metodologias e formas do professor conduzir suas aulas. Porém, e novamente, tenho que mencionar a palavra infelizmente é boa parte utopias. Acredito que correto mesmo seria adaptar a proposta de planejar aulas que levem em consideração a realidade do aluno. Mas não somente sua realidade, mas também a realidade estrutural da escola. Pois, se vê muito os PPP(s), apresentaram uma proposta que se for bem avaliada, muitas vezes se torna "alta" demais para a escola concretizar. No tocante a avaliação dos professores pelos alunos, é isso mesmo que acontece. O certo seria tentar uma nova estrategia. Talvez buscar cumprir com as exigências dos conteúdos de uma forma mais "light". E por que não engraçada. Atualmente os alunos se interessam apenas por coisas que façam parte do seu "mundinho". é um imenso desafio tentar se adaptar, porém não é impossível.
Meu caro colega,
ResponderExcluirInfelizmente é o que acontece atualmente na educação. De um ponto de vista bem pessoal, e sou um tanto suspeita para falar, mas amo o campo teórico e todo aquele idealismo sobre metodologias e formas do professor conduzir suas aulas. Porém, e novamente, tenho que mencionar a palavra infelizmente é boa parte utopias. Acredito que o correto mesmo seria adaptar a proposta de planejar aulas que levem em consideração a realidade do aluno. Mas não somente sua realidade, mas também a realidade estrutural da escola. Pois, se vê muito os PPP(s), apresentarem uma proposta que se for bem avaliada, muitas vezes se torna "alta" demais para a escola concretizar. No tocante a avaliação dos professores pelos alunos, é isso mesmo que acontece. O certo seria tentar uma nova estrategia. Talvez buscar cumprir com as exigências dos conteúdos de uma forma mais "light". E por que não engraçada. Atualmente os alunos se interessam apenas por coisas que façam parte do seu "mundinho". É um imenso desafio tentar se adaptar, porém não é impossível.