quarta-feira, 28 de setembro de 2016

"Prova Brasil": o segredo do sucesso

               

Aluno: você é importante, você pode, você consegue.
             O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realiza a cada dois anos nas escolas das redes públicas e privadas do país, a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida popularmente como Prova Brasil. Esta, avalia por meio de amostragem, alunos do 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e alunos do 3° ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Escolas de todo o Brasil inscrevem turmas que tenham no mínimo 20 alunos para participar do exame.
               Enquanto professor de Matemática do ensino fundamental já tive a experiência de auxiliar alunos do 9° ano em duas edições de Prova Brasil: 2013/2015. Esta última edição foi, em particular, muito mais importante. Percebi o poder de persuasão que o docente pode ter perante seus alunos.
        Trabalhei por dois anos (2014/2015) como professor de Matemática na EMEF "Professor Newton Seixas", localizada na cidade de Pombal-PB. A escola está inserida em uma comunidade muito carente do município, Pereiros, fato que talvez influenciou na ocorrência de um público de alunos difícil de lidar, no que diz respeito à disciplina e aprendizagem; Lecionava em duas turmas (9° A e B) com uma quantidade de aproximadamente 25 alunos. Turmas bastante heterogêneas: alunos com problemas especiais, indisciplinados, estudiosos, tímidos, déficit de atenção, déficit de aprendizagem... No início fiquei bastante preocupado, afinal era ano de Prova Brasil e sabíamos que a escola necessitava de um bom desempenho na edição 2015, pois vinha de resultados insatisfatórios nos anos anteriores Ver aqui; Comecei a ser aquele professor chato para os alunos. Passei a cobrar a resolução de muitos exercícios relacionados aos descritores de Matemática. Tinha que arriscar: era ganhar ou perder a confiança das turmas; Muitos não sabiam nem sequer as quatro operações básicas. Em comum acordo com a direção e secretaria, passei a dá aulas de reforço aos estudantes, sempre em horário oposto. A dificuldade para fazê-los comparecer às aulas adicionais foi muito grande, mas não posso negar o apoio feito pela direção e pela minha colega de Português, professora Silvani, que estava no mesmo barco que eu; A maioria dos alunos começaram a dominar as operações. Tinha que trabalhar os conteúdos de forma paralela, pois não podia atrapalhar o plano de ensino.
            Passaram-se os meses e o momento de fazer o exame estava próximo. Tínhamos que dá aquele choque de ânimo naqueles alunos. Junto com a professora Silvani, organizamos aulas mais interativas e lúdicas. Passamos a fazer gincanas envolvendo as duas disciplinas. A maioria dos alunos estava entendendo nosso esforço e passou a encarar o bom desempenho na prova Brasil como uma necessidade real para a escola, pois fazíamos questão que eles soubessem dos dados negativos da instituição. Mudar aquele quadro seria melhorar a visibilidade da "Newton seixas" perante a sociedade pombalense.
             Há um dia da prova, passamos um filme motivacional, "O preço do desafio", sinopse ver aqui para dá aquela injeção final de ânimo e concentração. O trabalho foi feito. Durante todo o ano, Silvani e eu junto com a direção, nos preocupamos em preparar nossos queridos alunos. Agora não podíamos fazer mais nada. O resultado dependia deles; do esforço de cada; da consciência em fazer uma boa prova.
           O exame passou; os alunos fizeram formatura; nós professores homenageamos e fomos homenageados por nossos alunos. Cada discente foi em busca de novos rumos. O ano 2015 passou.
             Neste ano de 2016, trabalho como professor estatutário de Ciências em Santa Luzia-PB, tentando contribuir com o meu melhor nas escolas onde leciono.
              Ao sair o resultado do IDEB 2015: a verdadeira sensação de dever cumprido. A escola EMEF "Professor Newton Seixas" tinha alcançado bons resultados, ver aqui. No geral, o município de Pombal se configura como o segundo melhor IDEB da Paraíba.
                  Sabe qual foi o segredo do sucesso? Fazer o aluno se sentir importante. Mostre a seu aluno que pode e tem condições de chegar aonde quiser. Só ele tem o poder de mudar o seu futuro para melhor. Nós professores apenas temos o dever de fazê-lo acreditar que isso é possível.


Fonte:

Prova Brasil. http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc
               
DAHEN, Alessandra Ferreira Beker. Aluno e professor: protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.http://www.pmcg.ms.gov.br/egov/downloadFile.php?id=817&fileField=arquivo_dow&table=downloads&key=id_dow&sigla_sec=SEMED



                         

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