Aluno, disso você precisa saber |
O corpo humano é o principal objeto de estudo de diversas Ciências, dentre elas temos principalmente as Ciências Naturais atrelada à disciplina de Biologia. Estudar essa fantástica máquina não é nada fácil, tendo em vista o alto grau de complexidade de seu funcionamento. Mais complicado ainda é ter a responsabilidade de ensiná-la, com maestria, aos nossos queridos, eufóricos, entusiasmados e curiosos alunos, quando o conteúdo está relacionado ao estudo da anatomia da reprodução humana. Mas professor, o que se deve ensinar a respeito desse tema na sala de aula? Será que você está agindo corretamente?
Sempre tive dúvidas de como trabalhar a reprodução humana no ambiente escolar. Não sabia o que devia e podia dizer aos alunos, pois tinha receio de falar o desnecessário e causar constrangimento nos nossos meninos e meninas, afinal uma turma é sempre muito heterogênea; temos ali diversas pessoas que pensam e agem diferente. Sabia que tinha que me policiar sobre o tema.
Na busca incessante de sempre querer melhorar minha prática pedagógica fui em busca de informações e conhecimento, para saber realmente o que os estudiosos da educação orientam sobre o tema. li diversos artigos que traziam informações contraditórias, mas tinham algo de semelhante que tendia para uma mesma ideia: escola não é lugar de dá aula de sexo!
Quando aluno, sempre ouvia de alguns professores de Ciências e de Biologia que teríamos aula de sexo. Eu ficava imaginando como poderia ser esse momento. Afinal teríamos sexo na sala! Essa era a ideia que tínhamos; O ato sexual não acontecia, mas hoje com o olhar crítico que possuo, posso afirmar que muitas dessas aulas extrapolavam o seu objetivo principal: a educação sexual.
Para estudiosos da área, educação sexual visa "ensinar sobre a anatomia e psicologia da reprodução humana e demais aspectos do comportamento que estão relacionados ao sexo". Muitos dizem que essa expressão deveria está em desuso e que o correto seria, orientação sexual, um dos temas transversais da educação. Porém, outros afirmam que essa segunda expressão está direcionada ao ato de identificar sua opção sexual; Utilize qualquer uma delas, mas não use a expressão "aula de sexo".
Discuta com seus alunos quaisquer dos temas sobre sexualidade, mas saiba se posicionar e ter postura enquanto educador. Você está no seu ambiente de trabalho, e muitos de nossos alunos seguem as orientações de seus familiares, que devem ser respeitadas; O objetivo que você, enquanto professor, deve atingir é preparar seus alunos para futuramente ter uma vida sexual segura, orientando-os sobre as formas adequadas de cuidar do corpo, levando em consideração os perigos de se adquirir uma doença sexualmente transmissível e/ou uma gravidez indesejada.
Fontes:
Escola e Educação Sexual
www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1105/800
www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/1105/800
Nenhum comentário:
Postar um comentário