sábado, 17 de setembro de 2016

Aluno, Matemática não é difícil, é apenas "trabalhosa"


Será que você não sabe ou não quer aprender?

                    Quantas vezes o professor de Matemática, seja ele de qualquer esfera administrativa, já ouviu de seus alunos que essa "matéria" é muito difícil. "Matemática é um bicho de sete cabeças"; "quem foi que inventou a tal da Matemática?"; "pra que eu preciso aprender Matemática?"; "Eu sabia Matemática quando era apenas 'mais, menos, vezes e dividir'... são várias as reclamações dos meninos e meninas. Mas será que, realmente, é uma disciplina muito difícil?!
           É claro que todos temos uma forma diferente de compreender e assimilar informações, de apreender conceitos e de construir conhecimento. A aprendizagem muito está relacionada com a nossa capacidade de saber controlar um dos sete pecados tropicais: a preguiça. Surpresa(o)? Pois é. Não fique mais; Boa parte de nossos alunos tem dificuldade em aprender Matemática simplesmente pelo fato de não está acostumado a praticá-la ou por está acomodado com a facilidade que as informações nos chegam hoje por meio da globalização, sintomas causados pela famosa doença epidêmica da atualidade. Exato! Ela mesma. A preguiça.
            Isaac Newton, grande cientista inglês, passava horas e horas fazendo seus cálculos. Ato que o consolidou como um dos grandes matemáticos de todos os tempos. Hoje, os alunos estão acostumados a apenas repetir seus trabalhos e, mesmo assim, ainda acham difíceis.
             Quando lecionei Matemática no 9° Ano passei por uma situação, no mínimo "trabalhosa". Estava explicando para meus alunos a respeito do Teorema de Pitágoras. Demostrei toda a ideia desse matemático através de exemplos práticos e do cotidiano. Mas aí veio um querido aluno com o seguinte comentário: professor: esse Pitágoras é doido. Eu não quero aprender isso não. Só de olhar para esse monte de cálculos me dá uma preguiça grande! Falei para o aluno: Pitágoras, segundo relatos históricos, passou anos tentando provar esse Teorema. Você está há menos de uma hora me ouvindo e já está com preguiça?! Vocês queridos alunos, de certa forma, estão apenas revendo o que ele criou. Estão achando isso difícil?! Pois garanto que difícil foi passar anos criando esses cálculos, não acham?! 
                Passei mais de um mês no Teorema de Pitágoras naquela turma, instigando a praticar exercícios e a refletir os resultados. Na avaliação quanto-qualitativa, prova e participação durante a aula, foram aprovados 15 alunos de uma quantidade de 20.
                 Estudar para aprender Matemática precisa, o aluno, realizar um simples trabalho de prática. Praticar é sentar numa cadeira em sua CASA, refazer os exercícios feitos em sala pelo seu professor e refletir sobre seus resultados. Por isso, Matemática é "trabalhosa".
           

Fontes: 

5 passos para aprender Matemática. 

Preguiça Mental, como superar esse obstáculos e voltar a estudar. 

Dificuldade ou aversão a Matemática



Um comentário:

Postagens populares