terça-feira, 13 de setembro de 2016

O professor é um "faz de tudo"




O "ser professor" não é uma tarefa nada simples e, muito menos, fácil. 
       

            Existem diversas profissões em que o trabalho está destinado a lidar com as pessoas: medicina, advocacia, psicologia, psiquiatria, odontologia, sociologia... e... como não lembrar do magistério. A profissão de professor (a) é uma das mais nobres profissões, e esse mérito não é pelo valor salarial.
               Muito se discute do papel do professor (a)... "ele (a) não é obrigado (a) a educar os filhos dos outros"; "educação vem de berço"; professor (a) não é pai e nem mãe"; "sua responsabilidade é apenas com o conteúdo"; etc. Mas, mesmo não tendo essas obrigações, o (a) verdadeiro (a) docente não é de fazer caso com isso. Pelo contrário, ele (a) educa, é pai,  é mãe... se torna responsável por seus alunos tão quanto seus pais. É claro que não deve, a família, deixar a educação dos filhos sempre a cargo da (o) escola/professor, pois se eles passam a maior parte do tempo com os pais e em muitas vezes, os responsáveis não sabem o que fazer, imaginem os professores que só passam, em média, quatro horas por dia.
               Ser professor (a) não é apenas dar e registrar suas aulas, cumprir seus horários e ir para casa curtir sua família. Isso é apenas o simples da profissão. A complexidade do magistério está na sua capacidade de formar cidadãos, seres humanos que cumpram com seus deveres para poder gozar de seus direitos. Isso é regra para um (a) professor (a) de verdade.
              
Fontes: Paulo Freire; Mário Sérgio Cortella
                

2 comentários:

  1. Gostei da reflexão. Uma profissão dita como polivalente e cheia de obstáculos pra quem quer realmente ensinar e aprender também!

    ResponderExcluir
  2. Toda e qualquer que seja a disciplina exige do aluno esforço e dedicação..... O professor Rovilson Bueno disse uma vez para um aluno a seguinte frase: "estudar é difícil, mas aprender é muito bom"... As palavras do mestre traduzem o que eu quero transmitir: busque, estude, desvende e busque um significado para aquilo que você faz, e a partir deste momento o estudo tornar-se significativo e proveitoso.... Para aprender matemática ou qualquer disciplina devemos nos apaixonar por ela e convencer a nós mesmos e ao mundo o seu verdadeiro valor..... Enquanto o aluno achar que o professor é um transmissor de conhecimento ele não chegará a lugar algum.... Professor é mediador, ajudador, facilitador... O aluno é o que ele faz....

    ResponderExcluir

Postagens populares